quarta-feira, 2 de dezembro de 2009




Morre Herbert Richers, pioneiro na dublagem de filmes no Brasil
Publicidade

O produtor de cinema Herbert Richers, dono da empresa que leva o seu nome e foi uma das pioneiras no ramo de dublagens no Brasil, morreu no dia 20/11/2009 aos 86 no Rio.

Richers estava internado na Clínica São Vicente desde o último dia 08/11/2009 e morreu em consequência de um problema renal.

Nascido em Araraquara, interior de São Paulo, em 1923, Richers fundou a histórica empresa em 1950, oito anos depois de chegar à Cidade Maravilhosa. A idéia surgiu a partir do amigo Walt Disney, que lhe demonstrou o sistema de dublagens de Hollywood.

A Herbert Richers S.A não é famosa apenas pelas dublagens de desenhos infantis, mas por responder pela voz de boa parte dos filmes em português exibidos no Brasil.

Além da dublagem, Richers também produziu muitos filmes como O Assalto ao Trem Pagador, em 1962, e outras produções da extinta Atlântida, por volta da década de 50.

Hoje, a produtora possui um dos maiores estúdios de dublagem da América Latina e é responsável por grande parte dos filmes exibidos em português no País.

A primeira pessoa que vi abordando a morte do produtor não foi ninguém de sua empresa, mas Boninho, diretor da Rede Globo, emissora que popularizou o bordão Versão Brasileira Herbert Richers. Aliás, sobre essa mensagem que vinha antes de todo desenho vale uma ressalva.
Ao contrário do que muitos falam no Twitter quem morreu foi Herbert Richers. A Versão Brasileira Herbert Richers sobrevive e sobreviverá na cabeça de muita gente e por muito tempo. Não como uma simples mensagem, mas como uma alegria, um sentimento... Viva ele.
Bugman adorava ouvir Versão Brasileira Herbert Richers

Richers deixou três filhos, Herbert Jr., Ronaldo e Celina Maria, para quem transmitiu sua paixão pelo cinema, e todos trabalham na atividade. Já há um ano, desde o afastamento do pai por motivo de saúde, os três gerem os estúdios, que agora herdam.
Ouça entrevista ao pai da dublagem no Brasil.



 Herbert Richers S.A.







Fontes: 1, 2, 3, 4, 5.


0 comentários:

Postar um comentário

 
Toggle Footer